Televendas: 0800 603 4433

Notícias

21/02/2024
Recuperação de pastagem: o que é preciso saber antes de partir para a adubação?
por: Fábio Moitinho

Recuperação de pastagem: o que é preciso saber antes de partir para a adubação?Recuperação de pastagem: o que é preciso saber antes de partir para a adubação? - Foto: Divulgação

Abordar a restauração das pastagens não é uma tarefa para ser conduzida às cegas. A zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello ofereceu ao pecuarista Paulo Burjaili, que busca renovação de seu pasto, uma visão baseada em ciência e precisão. Antes de qualquer decisão sobre fertilizantes e fontes de nitrogênio, uma análise de solo é crucial. Assista ao vídeo abaixo e confira.


A recuperação de pastagens pode ser um processo eficaz e menos custoso que a reforma completa, mas a orientação para adubação eficiente começa com a análise de solo. 

Este teste revelará os elementos que estão em falta, contribuindo para a decadência da qualidade do pasto e, por conseguinte, sua capacidade de suporte. 

Calagem e nutrientes específicos

Trator em operação de preparação de solo. Foto: divulgação
Trator em operação de preparação de solo. Foto: Divulgação

Dependendo dos resultados dessa análise, uma série de ações podem ser necessárias. Por exemplo, a calagem pode ser priorizada para ajustar o pH do solo, além de suplementar cálcio e magnésio.

Se for detectada uma carência de fósforo, isso também informará as necessidades de fertilizantes fosfatados para corrigir o desequilíbrio. 

Nitrogênio e potássio: adubação consciente

Detalhe do solo nas mãos do produtor. Foto: Divulgação
Detalhe do solo nas mãos do produtor. Foto: Divulgação

A correção de possíveis deficiências de nitrogênio e potássio também será guiada pela análise de solo. Utilizar a quantidade adequada desses nutrientes irá reforçar a base nutricional das forrageiras, promovendo um crescimento vigoroso e sustentável. 

Paulo será, assim, capaz de tomar medidas informadas, destinando recursos de maneira eficiente para revitalizar o seu pasto. 

Economia e eficácia na gestão de pastagens

Bovino em área de pastagem. Foto: Divulgação
Bovino em área de pastagem. Foto: Divulgação

Martuscello acentua que, seguindo essas etapas, a recuperação é quase sempre mais econômica que a reforma e deve ser a via escolhida sempre que possível. 

Além de custos mais baixos, recorrer primeiro ao diagnóstico e tratamento correto evitará futuras perdas e manterá a qualidade do pasto por mais tempo.

Com estas orientações de Janaína Martuscello, produtores como Paulo Burjaili possuem agora um roteiro para transformar suas pastagens, obtendo pastos revitalizados e um rebanho saudável e produtivo.

 

Foto: Giro do Boi

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269