Televendas: 0800 603 4433

Notícias

18/03/2024
Frigoríficos têm destinado carne a outros mercados além da Europa
por: Cleyton Vilarino
Frigoríficos têm aumentado vendas para ChinaFrigoríficos têm aumentado vendas para China — Foto: Freepik
 

O assessor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Rodrigues, acredita que o país não tem atendido a Cota Hilton em percentuais elevados porque uma parte significativa da produção de carne bovina tem sido destinada a outros mercados, como o chinês.

“Não é falta de qualidade do gado. A gente teria condições de atender a todos aqueles requisitos (da Cota Hilton) se houvesse interesse do produtor e do frigorífico brasileiro que exporta. Hoje nós temos um mercado muito bem consolidado em outros destinos”, afirma ele.

Para Rodrigues, “provavelmente, os ganhos que eles [frigoríficos] têm com o volume são maiores do que teriam para atender a esse tipo de cota”.

Em geral, o gado que vai para abate em frigoríficos que atuam na Cota Hilton vem de pecuaristas que fazem ciclo completo do animal, com os processos de cria, recria e engorda todo dentro dos padrões europeus.

“Porém, as vezes o valor de um animal de Cota Hilton, é significativo, mas não compensa todo o processo. São poucos produtores que conseguem atender essas exigências a ponto de compensar”, afirma o diretor técnico da Associação de Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi. 

Novas apostas 

Pecuarista em Mato Grosso do Sul, Flavio Abdo Saraiva Santos pondera que algumas mudanças importantes estão acontecendo no mercado europeu, como produtores rurais que estão saindo da atividade para apostar no setor de energia renovável, como a aplicação de placas solares nas propriedades, algo que foi impulsionado após o início da guerra na Ucrânia.

“Nos próximos anos, eles [europeus] devem vir para comprar mais carne e proteínas vegetais da América do Sul, não vão ter para onde correr”, afirma, citando também o Reino Unido.

A Cota Hilton foi criada em 1979 e seu nome foi inspirado na rede norte-americana de hotéis Hilton, que era conhecida pelos altos padrões de serviços.

 

Fonte: Globo Rural

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269