Televendas: 0800 603 4433

Notícias

26/09/2016
Como os valores genômicos para V+E e V+S funcionam na prática
por: CRV Lagoa



Ganhar o título de 'Melhor Rebanho da Holanda' não é fácil. Jan, Tiny, Laura e Frank Winter de Vriezenveen possuem um rebanho leiteiro para se orgulhar. Não só por causa da conformação, mas definitivamente também por causa de seu desempenho econômico. Touros do programa de melhoramento da CRV são a base genética para isso.

Alcançar a longevidade na produção de leite é o objetivo mais importante da família Winter. Por oito anos consecutivos, vacas de descarte da fazenda haviam produzido mais de 50.000 kg de leite, o percentual de descarte involuntário é inferior a 10% e não menos de 24 vacas do rebanho alcançaram a marca de 100.000 kg de leite. "A maioria dessas vacas é filha de touros holandeses", diz Laura Winter.

"Isso prova para nós que a sustentabilidade é garantida no programa de melhoramento da CRV." De acordo com o produtor Vriezenveen, além da nutrição e bons cuidados, a genética é um importante pré requisito para se obter elevadas produções de leite. "Nós buscamos melhorar sólidos, pernas, úbere e características de saúde. Nós incorporamos os índices exclusivos da CRV, Vida mais Saudável e Vida mais Eficiente, como informação adicional útil”, explica.

Altos valores genéticos, melhor performance

Para os proprietários do “Melhor Rebanho da Holanda 2016” o programa de acasalamento SAP é uma ferramenta indispensável para otimizar os objetivos de seleção. Eles trabalham com os valores genômicos da CRV no rebanho de 230 vacas e 170 animais jovens, que estão disponíveis graças a sua participação no programa BreedingDataPlus. "Podemos ver que realmente funcionam na prática. Os animais com as maiores pontuações para estes índices apresentam um melhor desempenho”, diz Laura.

Medir para gerenciar

Uma análise dos números do rebanho da Winter’s Farm mostra a compatibilidade com os objetivos traçados. Nos últimos anos, as 14 vacas de descarte alcançaram uma média de + 4,9% para Vida + Eficiente. Por outro lado, 27 vacas obtiveram a marca -4,2%. A diferença na produção ao longo da vida entre estes dois grupos foi mais do que 6.200 kg de leite. Além disso, 73 vacas com as maiores pontuações para Vida + Saudável também foram as que apresentaram os melhores índices de saúde na prática: 48% obtiveram menos mastite subclínica, 63% menos cetose e 33 dias a menos no intervalo entre partos.

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269