Televendas: 0800 603 4433

Notícias

30/04/2013
Amanha inicia a primeira etapa de vacinacao dos animais pela Campanha contra a Aftosa
por: Adaptado de FAEMG
A primeira etapa da campanha nacional contra a febre aftosa em Minas Gerais será realizada entre 1º e 31 de maio. Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bubalino e bovino. De acordo com dados do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), o lançamento oficial da vacinação acontece no dia 3 de maio, no parque Fernando Costa, em Uberaba, na região do Triângulo, durante a solenidade de abertura oficial da 79ª edição da Expozebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas).

Em Minas Gerais, a expectativa do IMA é vacinar 24,15 milhões de animais entre bovinos e bubalinos de todas as idades, que estão em 353 mil propriedades rurais distribuídas nos 853 municípios mineiros. A meta é alcançar 100% de vacinação nos rebanhos. A segunda etapa será em novembro.
Os pecuaristas terão até 10 de junho para declarar a vacinação do rebanho. Quem não cumprir os prazos será multado. A multa pela não vacinação é de R$ 52 por cabeça. Para quem não declarar a vacinação, a multa será de R$ 5,50 por cabeça. A vacina contra a aftosa já está disponível em volume suficiente para atender toda a demanda do Estado. Para adquirir sua vacina, ligue agora para 0800 603 4433 e faça seu pedido. Enviamos a vacina via Sedex e devidamente embalada de acordo com a sua necessidade.

Para o médico veterinário e assessor da Gerência de Defesa Sanitária Animal do IMA Gilberto Rodrigues Coelho, a vacinação é fundamental para que Minas Gerais continue com status de livre de aftosa com vacinação.

"Minas Gerais desenvolve um trabalho sério e rigoroso em relação ao controle da aftosa. Nosso objetivo junto a outros estados é, nos próximos anos, conquistar o status de livre da aftosa sem vacinação através de blocos. Para que isso se concretize, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem realizando várias ações, principalmente no Nordeste do país", afirmou.

De acordo com o IMA, "Minas Gerais é reconhecido pela seriedade e credibilidade do trabalho desenvolvido pelo produtor rural, pelas lideranças e pelos organismos governamentais". Essa credibilidade é uma conquista importante e que promove a inserção do Estado no mercado nacional e internacional da carne bovina.

Trabalho

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) classifica as doenças animais baseadas na importância econômica para a saúde pública. A febre aftosa é uma doença pertencente à lista A, com potencial de difusão rápida entre as fronteiras nacionais. O registro da doença trava as exportações.

O IMA, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o órgão responsável pela execução do programa em Minas Gerais. Ao todo, 353 mil propriedades rurais e 24,1 milhões de cabeças de bovídeos estão cadastradas no instituto com vacinações duas vezes ao ano: em maio, todo o rebanho e em novembro, animais de até 24 meses.
Em 2012, durante a primeira etapa, foram vacinados 23,482 milhões de bovídeos de todas as idades nos 853 municípios mineiros. O número representou 99% do rebanho mineiro.

O Brasil, sob a coordenação do Mapa e com a participação efetiva dos serviços veterinários estaduais e do setor agroprodutivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença.
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: Adaptado de FAEMG

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269