Televendas: 0800 603 4433

Notícias

15/12/2016
Nutrição de bezerras em fase de aleitamento
por: MilkPoint

Por conta do cenário positivo na produção leiteira do Estado de Santa Catarina, muitos produtores vêm aprimorando suas técnicas e melhorando questões de produtividade, sanidade, manejo, genética, entre outros. A melhoria dessas questões envolve diversos fatores. Com relação à produtividade, por exemplo, um aspecto que pode e deve ser explorado, e que vem ganhando bastante destaque neste mercado, é a nutrição animal. Diante desse cenário, o boletim de tendências de dezembro orienta os produtores sobre a nutrição das bezerras, principalmente em fase de aleitamento, de forma a melhorar a qualidade e o desenvolvimento dos animais nas propriedades catarinenses.


Cuidados na fase de aleitamento

Existem diversos modelos nutricionais para rebanhos leiteiros, porém nem sempre as bezerras em fase de aleitamento recebem atenção especial nesse quesito. A importância da predição nutricional destes animais está diretamente relacionada aos bons resultados na produção de leite. A alimentação correta nesse período apresenta diversas vantagens, entre as quais é possível destacar:

fase de aleitamento - bezerras

Modelos nutricionais 

Exemplos e características

Existem diferentes propostas nutricionais focadas nas bezerras em fase de aleitamento, algumas são convencionais e outras não. Conheça algumas destas propostas, avalie os impactos que podem ter no animal, sejam eles positivos ou negativos, e veja alguns pontos de atenção que devem ser considerados para a escolha da alimentação.


bezerras em fase de aleitamento

Características brasileiras

A zootecnista Veridiana Lourenço de Souza, em sua tese de doutorado, explica que algumas características brasileiras devem ser levadas em consideração na formulação e/ou na escolha do modelo nutricional a ser adotado, por exemplo:

bezerras em fase de aleitamento

Exigências nutricionais das bezerras 

A energia metabolizável e a proteína digestível das bezerras variam de acordo com o peso vivo do animal e com o ganho de peso diário. Ana Elisa Marra e Hudson Costa, médicos veterinários, em um artigo técnico, apresentam as exigências nutricionais dos animais avaliados. Confira a tabela que compara o peso vivo do animal com a quantidade necessária de proteína digestível e de energia metabolizável. 
 


exigências nutricionais das bezerras

Ingestão diária de 4 litros de leite

Apesar deste ser um modelo antigo, segue sendo utilizado por muitos produtores, seja porque o consideram um modelo padrão ou porque não conhecem outras opções. Entretanto, é importante ficar atento e avaliar se o modelo é realmente é eficaz.

ingestão de leite - bezerras

Sucedâneos lácteos

Após o período de ordenha, a quantidade de colostro diminui e a de leite aumenta. Nesta fase, já é possível retirar leite para comercialização, e aí recomenda-se incluir outro tipo de suprimento para as bezerras.

CARACTERÍSTICA: 

Uso de sucedâneo lácteo no período de transição. Existem alguns produtos com essa característica no mercado. Eles costumam ser enriquecidos com nutrientes necessários para o desenvolvimento das bezerras, como: vitaminas, proteínas, minerais, gorduras vegetais, ferro, selênio etc. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de sucedâneo. Alguns fabricantes recomendam que sejam oferecidos 6 litros diários de preparação por animal, considerando que sejam utilizados 8 litros de água para cada kg de sucedâneo.

IMPACTO: 

O sucedâneo lácteo tende a oferecer mais nutrientes aos animais e pode ser mais econômico ao produtor, isso porque, comparando o custo do produto com o valor comercializado do leite, há vantagem.

Leite + concentrado 

CARACTERÍSTICA: 

- Até os 30 dias de idade, as bezerras devem receber 6 litros de leite por dia, sendo 3 litros pela manhã e 3 litros à tarde. Nesse período, o animal não consegue ingerir muito concentrado, por isso este não deve ser considerado.
- Entre 30 e 60 dias, as bezerras devem receber 4 litros de leite todo dia pela manhã e, na parte da tarde, concentrado à vontade. Ressaltando que o concentrado deve ser de boa qualidade.
- Entre 60 e 90 dias, quando geralmente ocorre o desmame, a bezerra passa a tomar 3 litros de leite pela manhã, e permanece recebendo concentrado à vontade na parte da tarde. O desmame deve acontecer quando o animal atingir 100kg. Caso isso ocorra antes dos 90 dias, o desmame pode ser antecipado.

IMPACTO: 

Comparada ao sistema convencional, essa proposta tem cerca de 30 litros a mais de consumo de leite. Entretanto, a diferença se torna vantajosa pela melhoria no desenvolvimento do animal, ou seja, por ter um bom custo benefício.

caso de sucesso - produção de leite

Algumas ações recomendadas: 

- Participe de cursos relacionados ao tema e leia conteúdos sobre o assunto. Isso ajuda a ampliar o seu conhecimento e permite analisar e comparar as informações, contribuindo para uma melhor tomada de decisão no seu negócio; 

- Participe de eventos da área, faça networking e saiba a opinião de outros produtores sobre o assunto. 

Para ter acesso ao boletim completo, clique aqui

As informações são do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269