Televendas: 0800 603 4433

Notícias

26/12/2016
Saiba mais sobre o PAINT
por: CRV Lagoa

A pecuária torna-se cada vez mais dinâmica, a informação cada vez mais valiosa e indispensável para uma gestão eficiente do sistema, onde fatores de determinação genética ligados à produção e reprodução interferem diretamente nos resultados. Portanto, o melhoramento genético de animais de exploração econômica constitui-se no insumo inteligente da pecuária moderna.

O empreendimento rural assume um perfil altamente profissional, que busca retornos econômicos para que consiga garantir sua presença no mercado cada vez mais competitivo, ou seja, a sustentabilidade financeira da operação.

Mediante este cenário, há mais de 22 anos, o PAINT® disponibiliza serviços e ferramentas para controle e direcionamento de todos os fatores genéticos do sistema de produção, tornando-os mais eficientes.


PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO PARA BOVINOS DE CORTE DA CRV LAGOA

 

ASSUMA O CONTROLE DO SEU NEGÓCIO




O fenótipo do animal, ou seja, aquilo que usualmente se coleta como informação, é uma somatória de efeitos genéticos, ambientais e também de uma interação entre eles. Portanto, decisões pautadas exclusivamente em informações fenotípicas são fortemente influenciadas pelo ambiente de criação, sendo mais sujeitas ao erro.


A avaliação genética tem por objetivo minimizar o efeito ambiental sobre as informações e estimar o que existe de efeito genético no resultado obtido. Esse efeito é apresentado na forma de DEP (Diferença Esperada na Progênie), um conceito estatístico que representa a capacidade de transmissão do valor genético do animal para uma determinada característica, ou em outras palavras, corresponde ao efeito aditivo médio dos genes de um animal que são transmitidos para os seus filhos.

O programa PAINT® disponibiliza avaliações genéticas completas relacionadas à produção e reprodução de todo o rebanho. A partir das avaliações o criador tem em mãos ferramentas de seleção para conduzir de forma técnica e precisa o seu processo de escolha, orientado pela ponderação de características de relevância econômica.

Todas as informações são sistematicamente coletadas, safra após safra (ano após ano), intra e entre rebanhos, organizadas e acumuladas em de um banco de dados central.

Esta enorme massa crítica de informações possibilita uma predição acurada do valor genético dos animais avaliados e, de posse de tais informações, o criador pode tomar decisões com muito mais propriedade.



SELEÇÃO BEM FEITA, RESULTADO GARANTIDO

Para avaliarmos a oportunidade de seleção de uma característica é necessário que haja diversidade, ou melhor, variabilidade entre os indivíduos para a referida característica. Desta maneira há espaço para evoluirmos a média da população a partir do uso dos animais superiores.

Observando a média de produção para a característica de ganho de peso no pós-desmama (GPD), por exemplo, das fêmeas colocadas ente as 10% superiores (Deca 1) e as 10% inferiores (Deca 10) do programa, é comprovado um diferencial produtivo de 32%.


Portanto, rebanhos que se dedicam ao trabalho de seleção conseguem um aumento (incremento) contínuo nas características de eficiência, qualidade de carcaça e reprodução, como precocidade sexual.

CONDUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Depois da coleta criteriosa de dados na fazenda, e da determinação do valor genético dos animais (DEPs), os resultados são apresentados na forma de índice de seleção, que consiste em uma síntese do potencial de cada indivíduo. E por que utilizar um índice para seleção animal?

É consenso na comunidade científica que o processo de seleção deve ser orientado por um índice, e não só por uma característica. O índice de seleção é a maneira mais prudente de ranquearmos os animais, utilizando as características escolhidas como critério de seleção, de uma forma ponderada, levando em consideração suas correlações e níveis de relevância econômica.

No PAINT® o índice de seleção (IPAINT®) é linear, quadrático e harmônico, uma vez que busca por animais intensivamente positivos e equilibrados para todas as características consideradas (características de carcaça, eficiência, funcionalidade e reprodução). Todos os animais (matrizes, touros ou produtos) utilizam esta ferramenta para ordenação, tornando simples e fácil o processo de seleção.

ACASALAMENTOS

Através de uma ferramenta para direcionamento dos acasalamentos, podemos controlar a intensidade de uso de cada touro na propriedade, maximizar ganhos genéticos e garantir uma produção harmônica e uniforme nas próximas gerações.

O Progressor, o programa de acasalamento do PAINT®, aplica restrições no processo de indicação de reprodutores com as principais finalidades:

• Controlar o nível de consanguinidade na população;
• Maximizar o índice PAINT® da próxima geração;
• Buscar maior equilíbrio na produção, por meio de restrições e ferramentas específicas;
• Simular acasalamentos e facilitar a escolha de diferentes fontes genéticas.



CERTIFICAÇÃO ANIMAL

O PAINT® identifica machos e fêmeas superiores para as características produtivas avaliadas no programa.
Estatisticamente estes animais apresentam potencial genético melhorador e são certificados quanto a sua superioridade genética e origem de produção.
No mercado são valorizados em virtude do seu grande diferencial produtivo.



RELATÓRIOS DE REBANHOS

Muitas empresas utilizam a ferramenta de Benchmarking para definir ações estratégicas para o seu negócio, e essa ferramenta visa identificar os seus pontos de eficiência ou melhoria em comparação com outras companhias atuantes. O PAINT® produz e disponibiliza aos seus parceiros uma análise detalhada por característica avaliada, através de relatórios comparativos do histórico do rebanho em relação ao histórico do programa (média de todos os rebanhos).

Assim o produtor pode visualizar de forma simples e direta seu posicionamento em relação aos demais rebanhos participantes, ou seja, um Benchmarking. Nele é possível analisar as informações de uma forma pontual, calibrando/aperfeiçoando o direcionamento do processo de seleção.

Exemplo de gráfico de valor genético médio dos produtos avaliados no programa, safra a safra (ano a ano). A linha azul representa as médias dos produtos da fazenda e a linha vermelha representa essas médias para todos os animais avaliados no programa. Como resultado, a fazenda pode analisar seu posicionamento mediante ao programa e, assim, direcionar sua seleção.



Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269