Televendas: 0800 603 4433

Artigos

18/12/2015
Artigo: Bezerros recém-nascidos geralmente recebem pouco leite
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV



Durante as primeiras duas semanas do bezerro, podemos perceber eles mugindo constantemente. Isto não é um bom sinal e indica que os bezerros estão com fome. Você geralmente percebe que esses bezerros possuem um vazio oco, muito acentuado, e que eles parecem magros e não bem alimentados. Você pode ver que esses bezerros não possuem muita gordura entre as costelas. Quando estão com diarreia, não terão gordura corporal suficiente para prover a energia necessária.

Com isso, conclui-se que muitos produtores são cautelosos em alimentar seus bezerros corretamente nas primeiras duas semanas. Os bezerros não ingerem uma quantidade suficiente de leite, ou a concentração do leite ou sucedâneo não são altas o bastante.

Os bezerros demoram muito para crescer e levam de 7 a 10 dias para voltar ao peso, o que é muito tempo. Como resultado os bezerros ficam para trás em seu desenvolvimento e são mais propensos a contraírem doenças. Quando um bezerro fica doente durante as primeiras semanas, o crescimento estagnará e o desenvolvimento do sistema digestivo e imune será lento.

Para garantir uma maior produção de leite é importante dar ao bezerro uma quantidade suficiente de colostro nos primeiros 2 dias. Durante o primeiro dia, 20% do peso vivo, durante o segundo dia, 15% do peso vivo.

O fornecimento do colostro pode ser dividido em 3 vezes por dia, por exemplo: um bezerro com 30 kg precisa receber um total de 6 litros de colostro durante as primeiras 24 horas; 3 vezes 2 litros. Do terceiro dia em diante, o bezerro pode receber 2 vezes 3 litros de leite. Em muitos anos foi aconselhado o fornecimento de 2 vezes, 2 litros de leite por dia, pois mais litros poderiam causar diarreia pois o abomaso só tem capacidade para 2 litros. Estudos recentes mostram que 3 litros não geram problemas no abomaso e nem para o bezerro. É importante olhar para a concentração do leite. Se o leite em pó é utilizado, a concentração deve ser aumentada (10 a 11 kg de leite em pó) durante o dia 4 a 14.

Conselhos para os primeiros 14 dias:

- Primeiro dia: Alimente com colostro (3 vezes por dia). 20% do peso vivo do recém-nascido;
- Segundo dia: Alimente com colostro (3 vezes por dia). 15% do peso vivo do recém-nascido;
- Terceiro dia: Alimente de 2 a 3 vezes, 3 litros de colostro ou sucedâneo*;
- Dias 4 a 7: 2 x 3 litros de leite/sucedâneo. Forneça água;
- Dias 8 a 14: 2 x 3,5 litros de leite/sucedâneo. Forneça água e uma quantidade pequena de concentrado (pellets);

* número de litros depende do peso do bezerro

Ao usar este esquema de alimentação, o peso dos bezerros dificilmente cai abaixo do peso ao nascimento e eles crescem de 4 a 6 kg neste período. Eles terão a energia suficiente para fortalecer o sistema imune. Assim poderemos ver bezerros saudáveis, bem nutridos, com uma boa pelagem e boa qualidade das fezes.

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269