Televendas: 0800 603 4433

Artigos

25/01/2016
Artigo: de 2 a 6 meses, o período de crescimento mais importante para o bezerro
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

Muitos produtores sentem dificuldades com o período pós-desmama dos bezerros. O animal perde peso, o crescimento cai para apenas 500g por dia e ele aparenta estar mal. Os bezerros devem crescer em torno de 850g por dia. No momento que começa a desmama, os bezerros estão saudáveis e com a pelagem brilhante, porém quando vemos os mesmos um mês depois, eles apresentam pelo longo e você pode contar as costelas.

Isso significa que os bezerros não estão bem e a linha de crescimento está ficando para trás. Você pode perceber também que há uma incidência maior de pneumonia. Esses animais produzirão 2.000 kg de leite durante as primeiras duas lactações. Bezerras saudáveis darão facilmente de 9.000 a 11.000 kg de leite nas primeiras duas lactações. 

Qual é normalmente a causa desse problema?

É normalmente uma combinação de problemas. Muitas propriedades de leite deixam os bezerros à pasto (ao ar livre). Os animais são suplementados com concentrado, feno e podem ingerir água fria. Além disso, eles podem comer capim, mas a qualidade do mesmo é mínima. Quando a consistência das fezes é fina/pastosa, significa que o animal recebe quantidade suficiente de proteína (18% de proteína bruta) mas existe uma escassez de energia. Esses bezerros necessitam de uma energia adicional com uma suplementação na alimentação com silagem de milho. Quando as fezes estão duras, há uma escassez de proteína e os bezerros devem ser alimentados com grãos de soja. Essa energia extra é necessária para o crescimento e condição corporal dos animais. A proteína extra é necessária para o frame e o desenvolvimento da estrutura óssea dos bezerros. Normalmente, durante este período, os bezerros devem receber a mesma qualidade dos alimentos como as vacas com elevado rendimento.

Um grande problema é a diferença de temperatura em países tropicais

Forneça para os bezerros de manhã bem cedo água morna (28ºC). A variação de temperatura durante o dia, 30ºC a 40ºC, e as manhãs frias, quando a temperatura está 20 graus a menos do que durante o dia, causam estresse térmico. Na verdade, os bezerros perdem calor corporal e podem pegar um resfriado. Eles vêm em um espiral descendente e o crescimento estagna. Água morna dá ao animal um apetite maior, fazendo eles se alimentarem mais e o crescimento crescer mais 1000g/dia. Essas bezerras saudáveis podem ser inseminadas com um mês de antecedência.

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV




Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269