Televendas: 0800 603 4433

Artigos

10/03/2016
Artigo: É melhor uma inseminação antecipada do que tardia
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV



Há produtores que ainda acham que uma novilha, a qual é inseminada pela primeira vez de um a dois meses depois dos 14-15 meses de idade, produzirá mais leite durante a primeira lactação. Embora em um mês seja produzido um extra de 50kg de leite, isto não é econômico. O custo de alimentar 30 dias a mais é maior do que a renda extra do leite. Outro risco é que essa novilha fique além do peso ideal e precise de mais inseminações para emprenhar. O melhor é inseminar a novilha mais cedo (de 14 a 15 meses), o que permitirá a essa novilha parir com 24 meses. O melhor escore de condição corporal para a inseminação é o escore 3 (três costelas).

Respeitar bons critérios nutricionais

Durante o primeiro ano de vida, deve-se ter um rápido crescimento até em média 300kg do peso vivo. No segundo ano, o crescimento deve ser mais lento. Para se obter esse resultado é importante que durante o primeiro ano o bezerro sempre seja alimentado com forragem de alta qualidade, contendo quantidades suficientes de proteína e energia. A ração deve ter 18% de proteína bruta para bezerros de 2 meses e 16% de proteína bruta na idade de 12 meses. O nível de energia (NDT ou Mcal) da forragem precisa ser maior que 0.650 NDT ou 1404 Mcal por kg de matéria seca até 10 meses de idade. No Brasil, os bezerros se alimentam principalmente de capim ou feno de baixo valor nutricional (o capim está normalmente muito úmido, o que pode causar barriga d’água). Portanto é preciso fornecer uma fonte extra de energia como, por exemplo, a silagem de milho. Se houver o fornecimento de uma alimentação de alta qualidade, o úbere, o frame e as pernas do animal se desenvolverão bem. 

Aos 12 meses de idade, a novilha precisa ter 50% do peso vivo de uma vaca madura. Por exemplo: uma vaca holandesa pesa em torno de 680kg, portanto uma novilha de 12 meses deve pesar em torno de 340kg. Com 14 meses de idade, a novilha deve pesar entre 375kg a 400kg do peso vivo, e assim estará pronta para a inseminação. A média de crescimento do nascimento à inseminação será de 800g/dia.

Se há um grande fornecimento de silagem de milho no segundo ano de vida do animal, é melhor inseminar perto dos 13 meses, para prevenir que se tenha animais muito acima do peso e com escore corporal alto. Novilhas gordas normalmente apresentam dificuldades durante o parto e uma redução no seu peso e condição corporal, o que pode resultar em uma menor produção de leite e maiores problemas de fertilidade.



Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269