Televendas: 0800 603 4433

Artigos

27/10/2016
Artigo: As primeiras horas pós-parto são importantes para a vaca
por: Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV



Um dia após o parto, muitos produtores levam as vacas para o grupo de elevada produção, mas seria isso o correto? Quando a vaca está parindo, você normalmente vê o rúmen oco (o vazio muito profundo). Não é correto dar para essas vacas a alimentação das vacas de elevada produção, a qual normalmente possui menos fibras. Essa ração fornece menos desenvolvimento ruminal e, após o parto, é importante ativar a atividade ruminal o mais rápido possível. É melhor continuar com a alimentação normal.

Não é um problema aumentar o nível de concentrado gradualmente. Quando ela estiver com o rúmen completo, você poderá levá-la ao grupo de elevada produção. Produtores pensam que a vaca dará menos leite quando eles demoram para colocá-las nesse grupo. Essa dica de manejo nutricional faz com que o pico de lactação venha um pouco depois, porém a persistência será muito maior e a vaca terá menos problemas de fertilidade. 

Fornecer água morna imediatamente após o parto

Durante o processo do parto, a vaca usa muita energia e força e, por isso, perde muito fluido e fica com sede. No entanto, é importante que ela seja capaz de beber água o mais rápido possível. Ela não vai beber se a água estiver fria. Quando você fornece água morna, entre 28 e 30°C, ela beberá 50 litros ou mais. Para estimular a ingestão de água, você pode adicionar açúcar. Açúcar é energia rápida e pode ser absorvida rapidamente. 

Com água morna, o rúmen ficará cheio e isso faz com que a vaca sinta fome. Imediatamente após, ela começa a comer feno, o que estimula a atividade ruminal. Normalmente, as vacas sentem frio após o parto e têm febre. Fornecendo água morna, o corpo se aquece e a vaca se sentirá muito melhor.

Crie um protocolo

Para fazendas grandes, com muitos funcionários, é indicado ter um protocolo fixo: forneça pelo menos 35 litros de água morna, 10 minutos após o parto para a vaca. Se a vaca não beber, forneça um drench.

Deslocamento de abomaso

Durante as últimas duas semanas pré-parto, a vaca está crescendo e o rúmen está sendo pressionado, o que muda a posição do abomaso. Às vezes, acontece o deslocamento de abomaso que deve ser resolvido por um veterinário. Fornecendo água morna, o abomaso se movimenta diretamente para o local correto e a vaca não sofrerá com esse problema.

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV
Tradução: Fernanda Gutierrez

Comentário

Newsletter

Assine e fique por dentro de todas as novidades
Nossas redes sociais

 

Gepec - Genes Pecuária e Comércio LTDA - CNPJ 05.972.405/0001-05
Rua Oliveira Pena, n° 87 – São José (Pampulha) – Belo Horizonte/MG  CEP: 31.275-130
Telefone: (31) 3492-4269